Home / Notícias / Fazenda quer negociar com setores afetados pelo imposto seletivo

Fazenda quer negociar com setores afetados pelo imposto seletivo

Fazenda quer negociar com setores afetados pelo imposto seletivo

Negociação com setores impactados pelo Imposto Seletivo

O Ministério da Fazenda planeja negociar com setores que serão impactados pelo Imposto Seletivo (IS), conforme afirmou o ministro Dario Durigan em entrevista exclusiva ao JOTA na sexta-feira (19). O objetivo é firmar um acordo para evitar que o projeto de lei enviado ao Congresso com as alíquotas enfrente resistência, como noticiam Marianna Holanda e Fábio Pupo no JOTA PRO Poder.

O IS foi criado pela reforma tributária para incidir sobre produtos nocivos à saúde ou ao meio ambiente, como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas açucaradas, petróleo e mercado de apostas. O tema é sensível porque, apesar de ter sido acordado com o Congresso, o imposto pode alimentar o discurso da oposição de que o governo Lula cria tributos em excesso.

Durigan explicou que a estratégia é replicar no IS alíquotas próximas às do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), para evitar aumento da carga tributária. A Fazenda trabalha para cumprir o cronograma e iniciar a cobrança em janeiro de 2027.

Cronograma e tramitação no Congresso

Para que a cobrança comece na data prevista, as alíquotas precisam ser aprovadas até outubro deste ano — o que pode fazer com que a tramitação coincida com a campanha eleitoral. A não entrada em vigor do IS em 1º de janeiro significaria uma desoneração dos itens sujeitos ao tributo, já que o IPI será zerado para a maioria deles na data.

Na entrevista ao JOTA, Durigan também afirmou que trabalha para costurar com o Congresso uma proposta que eleva o teto de faturamento dos MEIs para R$ 130 mil ao ano.

Outros destaques da semana

Colômbia: apuração apertada

Na Colômbia, apuração preliminar indica vitória apertada do candidato de direita Abelardo De la Espriella sobre Iván Cepeda, aliado do atual presidente Gustavo Petro.

EUA e Irã: ameaças e negociações

Donald Trump fez ameaças em sua rede social no domingo (21), mesmo dia em que os EUA e o Irã realizavam a primeira rodada de negociações de paz. O presidente americano ameaçou retomar ataques ao Irã se o país não conter a atuação do Hezbollah no Líbano. A declaração ocorreu em meio a preocupações de que confrontos entre o Hezbollah e Israel compliquem as conversas. Apesar de criado no Líbano, o Hezbollah é essencialmente financiado por Teerã. Trump chamou o grupo de ‘proxies bem pagos’ do Irã.

Os EUA e o Irã concordaram, na semana passada, com um cessar-fogo inicial de 60 dias — mas ainda precisam negociar os termos para transformar a pausa em um acordo de paz definitivo.

PEC do fim da escala 6×1 no Senado

Sem força para impedir o avanço da PEC do fim da escala 6×1, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), agora tenta ganhar tempo, alterar o texto e adiar os efeitos da eventual aprovação.

Fonte

Assessoria de Comunicação MAI
Avatar

Inscreva-se para receber o boletim informativo periodicamente

Fique por dentro das novidades com nossa newsletter semanal. Assine agora para não perder nenhuma atualização!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes Sociais


Assine nossa newsletter para receber via e-mail atualizações sobre nossas publicações


Atualize-se